Tipos de dinossauros



Tricerátopo

tricerátopo (Triceratops horridus, do latim "cabeça com três chifres") foi um tipo de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
O tricerátopo possuía enormes chifres e, ao que se sabe, foi o maior de todos os dinossauros com essa característica, media em torno de 9 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava em torno de 6 toneladas.
A descoberta do primeiro crânio de tricerátopo ocorreu em 1888 em Denver, no estado americano do Colorado. Já em 1889, um ano após a descoberta, Othniel Charles Marsh fez a nomeação oficial da espécie.
É um dos dinossauros mais conhecidos do público, tendo aparecido no filme Jurassic Park de Steven Spielberg. Nos Estados Unidos, é um dos símbolos oficiais do Wyoming.

Há indícios que, na verdade, o tricerátopo seja a versão jovem do torossauro, porém ainda não há provas irrefutáveis.


Descrição

O tricerátopo é o maior animal de sua família, medindo entre 7 e 9 metros de comprimento e pesando entre 6 e 12 toneladas. As características principais deste dinossauro são, sem sombra de dúvidas, a presença de dois enormes chifres (cada um com cerca de 1 metro de comprimento), um pequeno chifre acima do nariz e seu majestoso e resistente folho (a estrutura semelhante a um escudo, acima da nuca). A função destas estruturas é alvo de debates: uns dizem que são armas contra seus predadores (como o feroz Tyrannosaurus rex); outros dizem que eram usadas para atrair as fêmeas, na época de reprodução. O crânio também era colossal: tinha mais de 2 metros de comprimento, pondo este dinossauro na ala das maiores cabeças do reino animal. Os olhos se encontram nas laterais da cabeça, isso lhes garantia uma visão mais complexa do seu redor. Além do que já foi descrito, este animal era, ainda, provido de um bico (semelhante ao de um papagaio), possivelmente usado para rasgar os vegetais, os quais se alimentava.
Ao contrário do que certas mídias revelam, as pernas dos tricerátopo não ficavam ao lado do corpo, como num lagarto ou tartaruga. Como todos os dinossauros quadrúpedes, as pernas se projetavam como colunas do corpo para o chão, tal como um rinoceronte ou uma girafa, o que o auxilia numa fuga ou em um combate.







A comparação do tamanho do Tricerátopo com o tamanho do humano.
O tricerátopo pertence a família dos ceratopsídeos, grandes herbívoros providos de chifres... Mas ele apresenta uma peculiaridade: possui características tanto do grupo dos centrossauros (a gorjeia relativamente pequena e sólida) quanto ao dos chasmossauros(os chifres compridos). Após longos debates, o T. horridus foi incluído no grupo dos centrossauros (Centrosaurinae).


Tiranossauro



Tiranossauro (Tyrannosaurus Rex, que significa "lagarto tirano rei " ou numa tradução alternativa "rei dos répteis tiranos") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 44 km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60 km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas, embora, possivelmente, utilizasse de emboscada para um ataque mais bem sucedido.
Se por um lado as pernas de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes, por outro lado seus braços eram pequenos e curtos, mas conseguiam levantar até 200 quilos. Isto se deve a evolução dos terópodes do cretáceo. No início desse período, os carcharodontossaurídeoscomo o Giganotossauro, Carcharodontossauro e o Mapussauro, já apresentavam braços pouco desenvolvidos, possibilitando uma maior velocidade de ataque. Seguindo essa tendência, os Tiranossauros sucederam esses animais, apresentando, além de um crânio mais robusto e eficiente, braços ainda menores, no intuito de balancear o peso com a cauda e atingir velocidades ainda maiores que os outros carnívorosmais primitivos.
É provável que os tiranossauros vivessem em grandes grupos familiares, tal como os elefantes. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie.

Descrição

Comparação do tamanho de um tiranossauro e um homem.
Foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos, alcançando 5,5 metros de altura, 13 - 15 metros de comprimento e pesando cerca de 7,2 toneladas. É considerado por muitos o predador mais eficiente e o mais aterrorizador dinossauro que existiu pois, embora houvesse espécies maiores, tal como o Espinossauro, o Giganotossauro e oCarcharodontossauro, o Tiranossauro era o mais poderoso, tendo a musculatura mais desenvolvida, bem como uma maior velocidade, uma melhor visão, comparável às aves de rapina atuais, e um cérebro mais desenvolvido. Sua boca possuía dentes que chegavam a medir incríveis 25 centímetros (o tamanho de uma banana), sendo que já foram encontrados dentes de mais de 30 cm. Estes eram curvados para trás e, diferentemente doCarcharodontossauro, eram cônicos e grossos, chegando a estraçalhar os ossos e moê-los junto com a carne. Os dentes usados ou quebrados muitas vezes são encontrados, mas diferentemente daqueles de mamíferos, nos tiranossauros, bem como nos demais dinossauros carnívoros, dentes eram constantemente substituídos durante toda a vida do animal.
Foi o animal terrestre mais feroz de todos os tempos, bem como aquele que possuía a mais potente mordida, bastando apenas uma única certeira para matar a presa.


Herrerassauro



Herrerassauro (que significa "lagarto de Herrera", após o nome do fazendeiro que descobriu os primeiros fósseis do animal) foi um dos primeiros dinossauros . Todos os espécimes conhecidos deste carnívoro foram descobertos em rochas de tarde Ladinian idade (médiaTriássico de acordo com o ICS , datada de 231,4  milhões de anos atrás ) no noroeste da Argentina. A espécie tipo ,ischigualastensis herrerassauro , foi descrito por Osvaldo Reig em 1963  e é a única espécie atribuídos ao gênero . Os nomesIschisaurus e Frenguellisaurus são sinônimos com herrerassauro .
Por muitos anos, a classificação de herrerassauro ficou claro, como o animal foi inicialmente conhecido a partir de restos muito fragmentária, que tem sido a hipótese de ser um basal terópodes , um basal sauropodomorph , uma basal saurischian , ou não um dinossauro em tudo. No entanto, com a descoberta de um esqueleto quase completo e do crânio, em 1988, herrerassauro foi classificada como um terópode mais cedo ou um saurischian início em pelo menos cinco revisões recentes da evolução de terópodes, com muitos pesquisadores tratá-la em pelo menos provisoriamente como o membro mais primitivo de Theropoda.  Foi um membro daHerrerasauridae , um grupo de animais semelhantes, que estavam entre os primeiros dos dinossauros radiação evolutiva .


Descrição


Tamanho daherrerassauro em comparação com um ser humano.
Herrerassauro era um carnívoro bípede de construção leve, com uma longa cauda e uma cabeça relativamente pequena. Seu comprimento é estimado em 3-6 metros (1-20 pés), e sua altura do quadril em mais de 1,1 metros (3,3 pés). Pode ter pesado em torno de 210-350 kg (463-772 lb ). Em um espécime grande no primeiro pensamento de pertencer a um gênero separado, Frenguellisaurus , o crânio medido 56 centímetros (1,8 pés) de comprimento. espécimes menores tinham crânios que mediram cerca de 30 centímetros (um pé), em comprimento.